1.

Psicoterapia

Individual

A psitoerapia individual ou simplesmente terapia é o espaço ou encontro para crescimento e desenvolvimento pessoal. O primeiro encontro ou sessão de terapia acontecerá com hora marcada e duração de aproximadamente 45 minutos. Neste momento o contrato de trabalho é estabelecido. O contrato nada mais é que as combinações feitas em psicólogo e cliente. O trabalho do psicólogo é respeitar o espaço/tempo do cliente ao mesmo tempo que por meio da comunicação provocar o cliente a olhar para si com carinho e gentileza. Gentileza é a parte do campo onde existem mais nutrientes para germinarmos, por isso ela é nossa ferramenta favorita entre outras na psicoterapia individual do Gestalt Centro Rio Grande do Sul.

 

A Gestalt-terapia é fenomenológica por ser centrada na descrição subjetiva do sentimento (awareness) do indivíduo. É mais importante descrever do que explicar: o “como” precede o “porque”. O essencial é o processo que está se desenvolvendo aqui e agora. Fenômeno é o que se torna luz, o que se apresenta, traduzido para a Gestalt é aquilo que damos significado, damos sentido ao mundo; sem consciência não há mundo e sem mundo não há o nós.

 

O sujeito só percebe e dá significado se há intencionalidade, a subjetividade vai se constituir a partir desse movimento. Com essa posição fenomenológica podemos justificar o “aqui e agora” da Gestalt-terapia. O presente é ao mesmo tempo o passado, o presente e o futuro. Neste momento estão minhas experiências, meu self, meus projetos. O passado está em mim, na minha fala, na minha respiração, nos meus movimentos e na minha expressão. O passado é reestruturado em cada momento existencial. ​

Gestalt-Centro Rio Grande do Sul

Centro Profissional Rui Barbosa

Av. Luiz Manoel Gonzaga, 351

sala 301

CEP 90470-280 Porto Alegre, RS

igestaltcentro@gmail.com 

+55 (51) 3328 9614

Horários especiais durante a pandemia de COVID-19.

  • Black Facebook Icon

Gestalt Centro do Rio Grande do Sul