Abordagem
Gestalt-terapia é uma abordagem psicoterapeutica que promove a criatividade nas relações humanas. Nasce em 1940 com Frederick Perls fundamentada no existencialismo e na fenomenologia. A escola Gestáltica conta tambem com Laura Perls, Paul Goodman, Isadore From, Paul Weisz e Ralf Hefferline.
Pode ser considerado “existencial” tudo que diz respeito à forma como o individuo experimenta sua existência, a assume, a orienta e a dirige. A noção de responsabilidade de cada pessoa que participa ativamente da construção de seu projeto existencial e suas escolhas.
Uma psicoterapia para que cada pessoa atinja uma criativa percepção de si como um ser em relação, uma reflexão sobre o tipo de sociedade que vivemos e em que base ética estamos fundamentados.
A Gestalt-terapia não é uma terapia de ajustamento, mas de auto-realização. Crescer neste sentido é buscar desenvolver seus próprios recursos, dons, talentos especiais entre outros. Desta forma, o conceito de psicoterapia pode ser entendido pelo de crescimento/criação. Uma terapia atenta para sua realização pessoal.